Escola
para pequenos
"A pessoa criativa tem que eliminar todos os deves e não-deves. Ela precisa de liberdade e de espaço, muito espaço; ela precisa do céu inteiro e de todas as estrelas que existem nele. Só assim sua espontaneidade pode começar a florescer."
e não só




Uma nova forma de ver a escola
Ir para o conteúdo
Class Dojo
Plataforma de gestão da sala de aula
Pronto para construir uma incrível comunidade de sala de aula?
O ClassDojo é um aplicativo de comunicação simples, seguro e bonito para professores, pais e alunos.
* Os professores podem incentivar os alunos para qualquer habilidade, como "Trabalhar duro" e "Trabalho em equipe"
* Os professores podem trazer os pais para a experiência da sala de aula compartilhando fotos, vídeos e anúncios
* Os professores também podem transmitir mensagens com segurança a qualquer pai, atualizações da criança em casa, bem como um fluxo de fotos e vídeos da escola.
O ClassDojo ajuda os professores a construir uma cultura de sala de aula positiva, incentivando os alunos e comunicando-se com os pais.
O ClassDojo é gratuito para todos, e professores, pais, alunos e líderes escolares. Funciona em todos os dispositivos, como iPhones, iPads, tablets, telefones e smartboards.
Kahoot
Questionários divertidos
A ferramenta pode ser facilmente utilizada em vários níveis de ensino: primário, básico ou secundário. O segredo está na complexidade das questões colocadas aos alunos. A criatividade dos professores é também um ponto fundamental, até porque o Kahoot! pode ser utilizado tanto para uma aula de revisões como para uma de consolidação de conhecimentos.
O jogo desenrola em tempo real e os jogadores (alunos) participam do início ao fim. Do computador principal (do professor) são projetadas as questões e as respostas (2 no mínimo e 4 no máximo) previamente criadas para o efeito. Para darmos início a um jogo é necessário que os alunos acedam ao endereço kahoot.it e insiram o PIN do jogo (não é necessário nenhum registo) e o seu respetivo nome (ou nomes se tivermos alunos em pares).
Quando uma questão é projetada, nos dispositivos móveis aparecem quatro botões coloridos correspondentes a cada uma das respostas possíveis. A pontuação é calculada em função de correta ou incorreta e do tempo de resposta.
Plickers
Questionários para avaliação formativa
Plickers é daqueles serviços que se pode enquadrar nos serviços de avaliação formativa, sistemas de resposta, isto porque permite recolher na hora informação/opinião da nossa audiência. Até aqui nada de novo, até porque existem imensos serviços deste género na web...
O interessante do Plickers é que a recolha da opinião é feita através de papéis que são lidos com o nosso tablet ou smartphone e os alunos não necessitam de ter nenhum instrumento digital! Ou seja, aos alunos damos somente um papel que contempla quatro possibilidades de resposta (A,B,C,D) lançamos a pergunta e cada aluno mostra o seu papel com a sua escolha/resposta.
O professor com o seu tablet/smartphone, faz um scan de todas as respostas. No tablet o professor vai vendo as respostas dos alunos e ao mesmo tempo no projetor é mostrado quem já respondeu. A diferença é que no tablet visualizamos as respostas que cada aluno deu e no projetor vemos quem já respondeu mas não se vê a resposta que cada um dos alunos deu.
A aplicação funciona muito bem e é rápida a recolher a informação, o scan é feito de longe não sendo necessário aproximar muito. O ideal é ter sempre o smartphone que vai fazer a leitura sempre na vertical.
A aplicação web contempla a criação e edição de turmas: é aqui que se faz a atribuição do cartão ao aluno; uma livraria de questões que vamos criando e que nos permite atribuir às turmas criadas, os relatórios de todas as questões que colocamos e claro, os cartões para imprimir..
"Basta perceber, sentir que tudo o que sabemos  ouvimos, não sabíamos. O que lemos, ainda não percebemos. Não é uma revelação para nós, é um condicionamento á mente. Ensinaram-nos mas não aprendemos. A verdade não pode ser ensinada. A verdade é uma experiência direta."
Created by Hmml
Voltar para o conteúdo